Poupar e preparar o futuro – Bolodim

Jogo direcionado a educação financeira alia diversão e conhecimento.

Nessa semana os alunos dos 4º anos do Colégio Liceu Olímpia estrearam a plataforma de gamificação Bolodim, um simulador amplo educativo feito por profissionais do mercado financeiro e professores. A pareceria firmada entre o Colégio Liceu e o grupo B25, trouxe o game de educação financeira infanto juvenil, com exclusividade para a cidade de Olímpia.

Atualmente o Brasil apresenta dados preocupantes quando o assunto é finanças, segundo dados fornecidos pelo PISA, dentro de uma amostra de 70 países o Brasil ocupa a posição 58. Por outro lado, 90% dos pais afirmam que “conversam sobre educação financeira com os filhos em casa.”

A plataforma que tem como foco crianças de 5 a 11 anos, permite que os alunos(as) do ensino fundamental inicial, criem seus próprios avatares e iniciem a jornada no game. Durante o percurso, os jogadores são confrontados com dilemas que envolvem conceitos da economia, como oferta e demanda, concorrência, empreendedorismo e tomadas de decisão.

A atividade complementar é aplicada através de um simulador online e ministrada pela orientadora da sala, que recebe um treinamento online do grupo B25. A medida em que os jogadores avançam as fases, um ranking virtual se concretiza, permitindo por parte do orientador uma avaliação final interna. O objetivo é que os usuários poupem moedas durante o jogo para fazer com que seu bolo virtual cresça até o final do ano letivo.

O aprendizado através da gamificação promove a autonomia do aluno, processo que vem de encontro com um dos conceitos do Sistema Mackenzie de Ensino, que é transformar o(a) aluno(a) em protagonista de sua carreira, além de cativar a atenção dos mesmos, que são proibidos de utilizar celulares e tablets no período de aula.” Acrescentou o diretor de relacionamento do colégio, Lucas Pacheco.

Uma nova versão do jogo, adaptada para estudantes no Ensino Fundamental II e Ensino Médio, já está sendo desenvolvida e deve estrear no colégio no início de 2023.