Um novo jeito de ensinar e aprender – Bolodim

Um novo jeito de ensinar e aprender

Jogo direcionado a educação financeira alia diversão e conhecimento.

Nessa semana os alunos do 4º ano do Colégio Liceu foram convidados para uma aula surpresa. E que surpresa!
O Colégio Liceu em parceria com a B25 trouxe com exclusividade para Barretos, o Bolodim, uma plataforma de gamificação de educação financeira Infanto Juvenil.

Atualmente o Brasil apresenta dados preocupantes quando o assunto é finanças. Segundo os dados fornecidos pelo PISA, dentro de uma amostra de 70 países, o Brasil ocupa a posição 59.
Por outro lado, 90% dos pais afirmam que conversam sobre educação financeira com os filhos em casa.
A plataforma foi desenvolvida com linguagem apropriada para crianças de 5 a 11 anos. Ela permite que os alunos criem seus próprios avatares e iniciem a jornada no game.

Durante o percurso, os jogadores são confrontados com dilemas que envolvem conceitos da economia, como oferta e procura, concorrência, empreendedorismo e tomadas de decisão.

A atividade complementar é aplicada através de um simulador online e ministrada pela orientadora da sala, que recebe um treinamento online do grupo B25.
A medida em que os jogadores avançam as fases, um ranking virtual se concretiza, permitindo por parte do orientador uma avaliação final interna.

O objetivo é que os usuários poupem moedas durante o jogo para fazer com que seu bolo virtual cresça até o final do ano letivo.
“O aprendizado através da gamificação promove a autonomia do aluno, que é transformar o aluno em protagonista de sua carreira” diz Lucas Pacheco diretor de marketing do Liceu.
Uma nova versão do jogo, adaptada para estudantes de 12 a 17 anos já está sendo desenvolvida e deve estrear no colégio no início de 2023.