Novo Ensino Médio – Colégio Liceu

O alto nível das apresentações dos alunos mostra a eficácia do Novo Ensino Médio implantado pelo colégio

O Novo Ensino Médio implantado pelo Ministério da Educação foi integralmente assimilado pelo Liceu e, em seu primeiro ano, já mostra resultados surpreendentes.

A tônica dessa nova metodologia consiste em oportunizar ao aluno o desenvolvimento de temas de seu interesse e que, após estudado, discorra sobre o assunto a comunidade acadêmica com a mediação do professor.

O docente Ricardo Schmidt (Baby), ministrou durante todo o ano, duas disciplinas essenciais para o êxito do programa. A primeira, chamada de Projeto de Vida, visa diagnosticar os talentos e potencialidades de cada aluno e com base nesses dados, ajudá-lo a compor seus sonhos pessoal, acadêmico e profissional. A segunda, chamada CIL (Conferência Interdisciplinar do Liceu) estimula os alunos buscarem temas de interesse e se unir, por afinidade a outros, formando grupos de estudos.

No último final de semana de novembro, professores, pais, amigos e convidados participaram das apresentações dos alunos da Conferência – CIL.

Diferentes temas como, Ansiedade causada no ambiente escolar, Psicopatia, Jovens atletas, Alzheimer, Problemas na adolescência, Importância da vacinação, Desigualdade social na pandemia, Programa Pró-vida – sobre o aborto, Evolução tecnológica, O lado da música que ninguém enxerga e Alternativa para combustíveis fósseis pautaram as apresentações dos alunos no palco, com imagens no powerpoint e banners explicativos.

“Além dos excelentes temas escolhidos pelos alunos, o fato de aprofundarem no assunto, prepararem material expositivo e realizar as apresentações frente ao público deixou a plateia surpresa! É incrível ver adolescentes de 15 ou 16 anos falando em público, defendendo assuntos relevantes e desenvolvendo relações interpessoais”, declarou o professor Pacheco, diretor pedagógico do colégio.

O Novo Ensino Médio, além das matérias citadas, permite aos alunos optarem, no contraturno, por duas vertentes: aprofundamento acadêmico, para aqueles que tem o vestibular como meta, ou a formação profissional, onde, além do Ensino Médio, o aluno sai com a certificação de Técnico em Administração, pronto para encarar o mercado nas áreas de Marketing Digital, Propaganda, RH, Educação Financeira, Programação, entre outras.

A todos os alunos da primeira série do Ensino Médio de Barretos e Olímpia, ao professor Baby e a coordenadoria, fica as congratulações de toda a comunidade acadêmica do Liceu.