Carnaval

O carnaval surgiu na antiga Roma, e no Brasil, iniciou-se com uma prática trazida pelos portugueses “o entrudo”, que consistia na ocupação em ruas e nos espaços rurais, onde a população realizava brincadeiras nas quais se jogavam água, farinha e polvilho, além de outros líquidos, tais como café, tinta, groselha e lama.

Esta prática de carnaval existe até hoje nas ruas de várias capitais: Recife, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, bem como em muitas cidades do interior de vários estados brasileiros. Há muitas festas de carnaval ao redor do mundo, mas que muita gente ainda não conhece. O carnaval é celebrado nos países da Suíça, Itália, Rússia, Inglaterra, Bélgica, Estados Unidos, Canadá, França, Colômbia e Jamaica.

Outra tradição muito famosa sobre o carnaval são os desfiles das escolas de samba realizados no sambódromo das cidades e, as mais famosas são as do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Vários ritmos animam o carnaval, mas predomina o samba, o frevo e as marchas carnavalescas. Entre grandes nomes dos compositores da música carnavalesca do passado, podemos citar: Chiquinha Gonzaga, Chico Buarque, Noel Rosa, Pixinguinha, Lamartine Babo e Ari Barroso.

O colégio Liceu segue esse contexto histórico, e as comemorações aconteceu com os alunos do ensino fundamental inicial, por 50 minutos no final da aula. Os professores de música e de história estiveram presentes dando uma explicação sobre as marchinhas e compositores.