Colégio Liceu – O marco da nossa bandeira

A bandeira é símbolo representativo de uma nação, de um estado, de um time de uma escola.

Na antiguidade as bandeiras eram figuras recortadas em metal, madeira, ou pintadas em escudos. Passaram a ser representadas por tecidos pintados a partir da tendência romana.

As bandeiras seguem regulamentação quanto à forma, cores e maneira de hastear. Esta regulamentação segue dispostos legais de cada país. Assim, o cerimonial e a atitude perante a bandeira podem ser mais ou menos rigorosos conforme a nação.

Muitas bandeiras apresentam características especiais, de acordo com as tradições do país. A bandeira nacional do Brasil, por exemplo, o modelo atual foi criado por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos. Os significados de cada cor e forma, é difundida a interpretação de que o verde representa as matas, o amarelo, o ouro, e o azul, o céu e as estrelas, representam os estados. A inscrição “Ordem e Progresso”, em verde, é uma forma abreviada do lema de autoria do positivista francês Auguste Comte: O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim.

A Bandeira do Colégio Liceu é um marco e foi elaborada em julho de 2019 para representar os nossos ideais. As cores representativas são: branco, verde e vermelho. O branco representa a paz Divina, que excede o entendimento humano e deve permear todas as relações na escola. O verde representa o respeito ao meio ambiente e o espaço arborizado que existe na escola. O vermelho é uma representatividade da luta diária, que é o desafio de ensinar, educar, disciplinar, sem que haja confrontos e fazer se cumprir espontaneamente por cada aluno, o lema que está estampado em nossa bandeira, “Prazer em estudar”.