Você sabe o verdadeiro significado da Páscoa?

A Páscoa, que será comemorada no domingo, 04 de abril, é a data mais expressiva do cristianismo, pois é uma oportunidade para relembrar o maior de todos os sacrifícios já feitos e também a maior promessa cumprida: quando Jesus Cristo, após ter sido crucificado (a sexta-feira da Paixão simboliza a data da morte de Jesus), não foi mais achado dentre os mortos, pois havia ressuscitado, no 3º dia.
Carlos Kleber, professor, e mestre em História e pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil da cidade de Olímpia – SP, narra da seguinte forma:
“O povo do Egito estava sofrendo há cerca de 400 anos e Deus elegeu Moisés para libertá-los. O Faraó hesitava em libertar o povo de Israel, então Deus enviou 10 pragas, sendo a última delas a praga da morte dos primogênitos.
Ele explica que o termo Páscoa, em hebraico, significa passagem. Isso porque a celebração também relembra a noite em que a última praga foi lançada sobre o Egito. Naquela noite, a ordem de Deus para seu povo foi que todos deveriam permanecer em seus lares, à espera do grande livramento divino, como mostra no texto bíblico em Êxodo 12:13.

Em 2 coríntios 5:15, Jesus Cristo disse que ele morreu para que os que vivem, não vivam mais para si, mas, para àquele que por eles morreu e ressuscitou. Isso porque Jesus Cristo, ao morrer na cruz, recebe a punição pelos pecados do seu povo e oferece a verdadeira libertação espiritual para àqueles que creem Nele e resolvem viver segundo o seu padrão.
Esse é o sentido da Páscoa: Jesus Cristo, o cordeiro pascal, que morreu numa cruz, recebeu em si mesmo a punição dos pecados do ser humano e oferece salvação e sentido para a vida à todos àqueles que o abraçam, abraçam a justiça que Ele conquistou e o seu estilo de vida. Entender essa verdade é viver o verdadeiro significado da Páscoa. É experimentar em sua vida, uma verdadeira libertação, uma verdadeira satisfação para os seus prazeres, para o teu coração, afirma o pastor Carlos Kleber.

Neste ano, mesmo em meio ao período de isolamento social, por conta do Corona vírus, a data é uma oportunidade de celebração e de reflexão. Segundo o diretor do Colégio Liceu Mackenzie – prof. Roberto Pacheco:
A celebração em tempos de quarentena, contudo, oferece uma oportunidade de reflexão única. “A Páscoa é tempo propício para reconhecer as injustiças de todos os tipos e a impotência humana diante de situações incontroláveis e incompreensíveis para a finitude de nossa mente. É um tempo de reflexão e quebrantamento diante do Criador, como uma forma de superar o questionamento dos porquês e buscar humildemente a reverência a Deus para se chegar aos propósitos mais importantes desta pandemia”, menciona o professor.

“Esta Páscoa, marcada pelo medo e angústia, pode ser desafiada pela renovação da vida que Deus realiza em cada coração. Nada melhor do que a morte e a ressurreição do próprio Filho de Deus para demonstrar o amor e o propósito de reconduzir de volta ao Pai a tantos quantos creem no sacrifício redentor de Jesus”, conclui Pacheco.
Confira, acima, o vídeo especial de Páscoa que o Colégio Liceu Mackenzie preparou para você!

Deixe um comentário