Médio Tec e Projeto de Vida – despertando vocações, direcionando carreiras

Este texto tem o propósito de apresentar aos senhores a visão e a política educacional do Colégio Liceu visando atender as demandas dos alunos em face ao projeto vida e de futuro que sonham e que vão sendo construídos ao longo de sua trajetória escolar de 12 anos.

Durante o crescimento e amadurecimento dos alunos nessa trajetória acadêmica – infância, adolescência e pré-juventude – o corpo pedagógico do Liceu extrai as aptidões e inclinações vocacionais de cada um e assim preconiza o perfil do aluno, permitindo o direcionamento para as áreas acadêmicas ou para o mundo profissional.

Sabendo que no Brasil apenas 30% dos egressos do Ensino Médio seguem para o ensino superior e considerando todas as transformações das carreiras tradicionais já ocorridas e as que estão por vir, entendemos que o Liceu tem um importante papel no direcionamento de carreira e apoio do projeto de vida de cada aluno.

Os 70% dos egressos do Ensino Médio que não seguirão para as universidades, precisarão de guarida e formação profissional para adentrarem no mercado de trabalho e assim atenderem a demanda crescente por jovens qualificados.

O Novo Ensino Médio, implantado em 2022 pelo Liceu, através das duas vertentes propostas, atendeu, de forma plena, as ambições dos alunos, fornecendo, em uma vertente o “Aprofundamento Acadêmico” ideal para aqueles que querem seguir para o Ensino Superior e em outra vertente, o “Ensino Técnico em Administração” para aqueles que desejam adentrar ao mercado de trabalho ao final do Ensino Médio.

O “Aprofundamento Acadêmico”, dado no contraturno, reforça e amplia as disciplinas regulares, propõe listas de exercícios, testes, simuladores e provas no modelo do ENEM e dos vestibulares, ajudando, em muito, aos alunos o ingresso nas principais universidade e faculdade do país e do exterior. Já a “Formação Técnica em Administração” abrange assuntos como Marketing Digital, Tecnologia da Informação, Gestão Financeira, Publicidade e Propaganda, Empreendedorismo, entre outras, promovendo a capacitação necessária para uma rápida admissão nos postos de trabalho.

O fato de o Colégio Liceu fazer parte de um grupo de unidades de ensino que possui o LiceuTec, escola que há mais de quarenta anos forma profissionais técnicos, facilitou, em demasia, a integração da grade curricular geral – português, matemática, história, inglês… com a grade da formação profissional.

Hoje já podemos colher os primeiros frutos advindos das duas vertentes que o colégio oferece – de um lado temos nossos egressos do Ensino Médio adentrando as melhores universidades do país e de outro, alunos ainda em curso e que, após o aprendizado de disciplinas da área técnica, estão aplicando seus conhecimentos nas empresas de seus familiares, incrementando com isso as vendas e o sucesso dos negócios.

A formação técnica tem possibilitado que os alunos se tornem agentes de transformação em seus próprios lares, auxiliando seus pais empreendedores e profissionais liberais a expandirem seus negócios. Essa integração entre a formação escolar e o ambiente empresarial doméstico fortalece as relações interpessoais, desperta a sucessão e cria um impacto positivo na economia familiar.

A possibilidade de ingressar no mercado de trabalho após o ensino médio técnico oferece aos jovens a oportunidade de testar suas aptidões e interesses antes de tomar decisões acadêmicas mais definitivas. Essa experiência prática auxilia na construção de um projeto profissional sólido e evita que os estudantes invistam tempo e recursos em cursos superiores que não estejam alinhados com suas reais aspirações.

Essa ação do colégio de criar empreendedores e prover os alunos de conhecimentos técnicos chamou a atenção de duas importantes entidades: o Sebrae através do programa Jepp (Jovens Empreendedores Primeiros Passos) onde uma parceria já foi consolidada e áreas do setor do agronegócio junto a CMA (Confinamento Monte Alegre) através de atividades de experimentação e visita.

O programa do Sebrae será ministrado para as turmas do ensino integral, a partir do próximo ano, para as turmas do primeiro ao nono anos. Já o programa da área do agronegócio visa apresentar aos alunos as oportunidades que o setor oferece aos egressos capacitados, tendo em vista a utilização no campo de equipamentos e maquinários de alta tecnologia que exigem expertise e destreza digital.

Com o intuito de integrar os alunos, a escola e o negócios dos pais, desenvolvemos uma Hub, a Vitrine Liceu. Uma plataforma digital concentradora de produtos e serviços, que propicia network e estreita o win win. Acessível a todas as famílias do colégio, a Vitrine Liceu é uma verdadeira vitrine, onde os produtos e serviços ofertados pelos pais ganham exposição frente a potenciais parceiros.

Oficinas mecânicas, pintores, engenheiros, veterinários, pet shops, advogados, eletricistas, médicos, clínicas, dentistas, revendas, restaurantes e todos os demais ramos de negócios podem participar.

Acesse o link abaixo e cadastre sua empresa.

Os campos obrigatórios são para dar maior visibilidade e facilidade de encontrar os produtos e serviços oferecidos. O desejo do Colégio Liceu é fortalecer os negócios entre as empresas dos pais, mas conectados aos filhos, de forma que eles valorizem o trabalho dos pais, tornem-se sucessores e ganhem desenvoltura para viver nesse mundo de tantos desafios.

Vitrine Liceu – visibilidade que gera resultados!