Summit Educação de 2022

A participação do diretor e da coordenadora do Colégio Liceu atesta o compromisso da escola com um ensino que consiga comunicar e alcançar os alunos dessa geração

A educação sempre foi um grande desafio em todas as partes do mundo. Alguns países possuem modelos mais ajustados e obtêm resultados melhores. Mas as dificuldades são imensas quando pensamos em um momento em que as crianças, adolescentes e jovens possuem em suas mãos todas as informações que desejam de forma instantânea.

As gerações atuais possuem um domínio tecnológico maior do que dos professores, mais agilidade digital e operam perfeitamente em rede, o que são fatores positivos nesse novo modelo de aprendizado. Cabe as escolas e professores, serem mediadores do ensino, incentivando a participação dos estudantes e preparando aulas cada vez mais dinâmicas e experimentais.

O Summit reuniu mais de 700 educadores dos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, que trabalham da Educação Infantil ao Ensino Médio. A organização e promoção do evento ficou a cargo do Sicredi através de seu programa “A União faz a Vida”, que teve a maestria de intercalar pautas sobre educação com shows musicais e peças teatrais, tornado o ambiente descontraído e leve.

O Liceu se orgulha de ser a primeira escola privada a fazer parte desse programa no estado de São Paulo, sob a supervisão do Sicredi Aliança. Os professores dos colégios de Barretos e Olímpia têm estimulado os alunos, a partir da curiosidade por um tema, fazê-los buscar informações, especulações e respostas, tornando-os protagonistas e autodidatas.

Essa é a tônica do programa – despertar a criatividade, a proatividade e a busca por respostas e outras indagações. Realmente esse programa educacional tem convergência total com as diretrizes do Liceu.

O congresso aconteceu no auditório Torres do bairro Jardim Botânico em Curitiba, nos dias 26 e 27 de outubro e contou com a presença do prof. Roberto Pacheco, diretor pedagógico e com a profa. Dinelaine Dini de Freitas, coordenadora.