Novo Ensino Médio

Colégio Liceu apresenta aos professores, pais e alunos seu projeto institucional

Um planejamento estruturado, elaborado pela direção e coordenação do colégio, foi apresentado aos professores, pais e alunos que estão matriculados na primeira série do Ensino Médio do Colégio Liceu nas unidades de Barretos e Olímpia

A programação estabelece, reuniões para os professores dos colégios de Olímpia e Barretos, respectivamente, com os pais e os alunos de Olímpia e Barretos, em função das alterações estabelecidas pelo MEC.

A estrutura do segmento foi reformulada a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que estabeleceu, entre outras mudanças, o aumento do tempo mínimo do estudante na escola e uma nova organização curricular.

O Liceu, que já vem trabalhando com uma carga horária de aulas maior desde então, construiu um planejamento inovador ao redor das novas determinações legais, com propostas que irão, a partir de 2022, reforçar ainda mais a excelência no ensino e a formação de cidadãos capacitados.

O programa contextualizará os presentes em relação às mudanças autorizadas pelo governo federal para o Novo Ensino Médio e destacará, entre os tópicos principais, as transformações ocorridas na matriz curricular do Liceu.

Serão apresentadas as propostas pedagógicas para o formato atualizado do segmento educacional; o novo desenho curricular do Ensino Médio; o alinhamento conceitual da Formação Geral Básica (FGB) com os Itinerários Formativos (IF), as formatações do Projeto de Vida e a aplicação da cosmovisão cristão em toda a estrutura.

- Novo desenho de matriz curricular

A opção dos Sistemas de Ensino Mackenzie de distribuição de carga horária:

- Novo desenho de matriz curricular

Nossa proposta de arranjo curricular:

As disciplinas Eletivas Orientadas e das trilhas de aprofundamento, criam duas vertentes que permitem aos alunos escolherem, entre uma dedicação ao universo acadêmico, para os que buscam as provas do ENEM e o vestibular, com aqueles que desejam sair do Ensino Médio com uma formação técnica na área de Administração, abrangendo, Marketing, TI, Gestão Financeira, Logística, Empreendedorismo, entre outras. Tudo isso coordenado pelo professor Ricardo Fernando Schimidt, carinhosamente conhecido como prof. Baby..

Os alunos do primeiro ano do EM, caso queiram, poderão cursar as duas vertentes, (universo acadêmico + formação técnica), sendo uma delas já inclusa na mensalidade e a outra com valor à parte.

A comunidade acadêmica do Colégio Liceu está feliz por apresentar seu Projeto Institucional do Novo Ensino Médio, em resposta as demandas apresentadas pelos alunos, através de pesquisa, quanto ao desejo de uma capacitação profissional simultânea ao Ensino Médio, especialmente nas áreas acima elencadas.