O QUE É O ENSINO HÍBRIDO?

O ensino híbrido é uma metodologia que envolve tanto as aulas presenciais quanto as remotas. Nesse modelo o conhecimento é produzido parte no sistema presencial convencional e parte com o apoio de ferramentas da tecnologia digital.

Um Ensino Híbrido de qualidade exige:

Tecnologias em sala de aula integrada ao ensino.

Formação continuada dos professores

Equilíbrio entre ações presenciais e digitais

Práticas de sala de aula

Essa forma de aprendizagem inovadora e promissora tende a crescer cada vez mais. Com base na experiência do ensino remoto do ano de 2020 onde o Colégio Liceu alcançou uma ótima desenvoltura e avaliação, aliado aos constantes investimentos em modernização dos equipamentos de captação de áudio e vídeo, infraestrutura de internet e formação permanente dos professores, para esse ano, os alunos que participarão das aulas de forma remota, certamente terão garantido a excelência no processo ensino-aprendizagem.

Aulas Presenciais

Protocolo de biossegurança e medidas sanitárias

Para que seja possível um planejamento visando atender aos alunos que estarão de forma presencial no colégio e aqueles que participarão de suas casas, o primeiro passo é a administração da escola saber o número preciso de alunos em cada uma das situações. Para isso, foi desenvolvido um termo, onde os pais ou responsável deverá preencher, optando pela participação de seus filhos nas aulas de forma presencial ou remota.

Durante toda a semana de 18 a 22 de janeiro, das 8:00 às 20:00 horas, na secretaria da escola, os pais farão a opção, sendo que a alternativa escolhida perdurará por um trimestre, sem que possa ser alterada, a menos em casos excepcionais.

Abaixo são apresentadas as medidas de proteção e segurança que o colégio adotou as quais serão rigorosamente observadas e cumpridas:

– Assinatura pelos pais ou responsável do “Termo de Escolha e Ciência” optando por aulas presenciais ou remota de seus filhos, dando ciência das medidas de proteção adotadas pelo colégio;

– Controle e escalonamento de horários de entrada e saída dos alunos;

– Aferição de temperatura de alunos, professores e demais funcionários na entrada do Colégio;

– Fiscalização sobre a obrigatoriedade da utilização de máscaras para alunos, professores e colaboradores;

– Marcação na entrada e áreas comuns para distanciamento dos alunos (salas de aulas, cantina, biblioteca);

– Programas de incentivo de aquisição antecipada de fichas para a cantina (ressaltamos aqui que os alimentos entregues serão devidamente embalados e lacrados);

– Disponibilização de totens de álcool em gel na entrada e áreas comuns (corredores, saguão, secretaria);

– Disponibilização de álcool em gel em todas as salas;

– Priorização de espaços abertos (aulas ao ar livre);

– Espaçamento entre as carteiras;

– Disponibilização das medidas de prevenção de fácil entendimento para as crianças (folhetos e vídeos explicativos);

– Controle de limite de crianças na utilização dos parquinhos;

– Cancelamento das atividades em grupo de alunos;

– Desativação de bebedouros com disparos para a boca e incentivo ao uso de garrafinha (squeeze);

Aulas Online

Devido a opção de alguns pais ou exigência de parcelamento do número de alunos por sala de aula das autoridades sanitárias, o Colégio Liceu adotou estratégias de ensino remoto para garantir a continuidade das atividades curriculares. O ensino não presencial com transmissão de aulas ao vivo direto do ambiente escolar foi pensado pela equipe pedagógica com o objetivo de proporcionar maior interação entre professor e aluno, semelhante ao que acontece numa sala de aula presencial, além de garantir ao estudante aquela sensação de pertencimento a um grupo.

A equipe pedagógica tem sido incansável no esforço de elaborar aulas interativas utilizando diferentes recursos virtuais, promovendo assim, o cumprimento do currículo de maneira criativa e envolvente.

Para atender aos alunos participantes das aulas remotas, o Colégio Liceu optou pela parceria com o Google for Education, uma plataforma completa e intuitiva que visa trazer aos alunos e professores experiências próximas das obtidas em sala de aula, com o benefício das diversas ferramentas que a tecnologia proporciona em prol do aprendizado. Cada aluno recebe um e-mail institucional para ter acesso a plataforma digital e as aulas remotas.

Como plataforma de conteúdos a escola faz uso do Google Classroom, um ambiente virtual onde são feitas as postagens e entrega de materiais, aulas gravadas e atividades. O Classroom permite a anexação de links e arquivos relevantes. Os alunos podem visualizar os conteúdos e tarefas da sala de aula e podem anexar os trabalhos que desejam enviar ao professor.

Para a ministração das aulas remotas a escola decidiu-se pelo uso do Google Meet, um serviço de comunicação por vídeo no qual todos alunos podem interagir com os professores e colegas de turma instantaneamente. Esse serviço também permite a gravação das aulas, assim o aluno pode revê-las quantas vezes achar necessário.Para a ministração das aulas remotas a escola decidiu-se pelo uso do Google Meet, um serviço de comunicação por vídeo no qual todos alunos podem interagir com os professores e colegas de turma instantaneamente. Esse serviço também permite a gravação das aulas, assim o aluno que por motivo justificável perdeu a aula em seu horário normal, poderá solicitar junto a coordenação para assisti-la em outro horário.