A grandeza da pátria nos traz

Dia da Bandeira – 19 de novembro – os colégios Liceu de Barretos e Olímpia participaram do ato cívico em homenagem ao pavilhão nacional brasileiro.

Logo na chegada dos alunos pela manhã, todos foram perfilados nos pátios dos colégios onde, após a oração inicial, foi realizado o hasteamento da bandeira acompanhado do hino nacional brasileiro. Em seguida foi cantado, de forma vibrante por todos os presentes, o Hino da Bandeira.

 

A professora Míriam discorreu sobre os fatos históricos de nossa bandeira, bem como suas dimensões, cores, dizeres, as estrelas contidas, entre outros.

As bandeiras velhas utilizadas no colégio, por vezes rasgadas e desbotadas, foram levadas ao Tiro de Guerra, onde, às 12:00 horas, foram incineradas pelas autoridades militares, conforme protocolo.

As estrelas na bandeira, representam os 26 estados e o Distrito Federal e a sua posição representa o céu da cidade do Rio de Janeiro na noite do dia 15 de novembro de 1889. 

As cores da bandeira representam: 

VERDE: a cor do brasão da família Bragança. 

AMARELO: a cor do brasão da dinastia Habsburgo da Áustria da princesa Leopoldina. 

AZUL E BRQANCO: a cor símbolo do Condado Portuguale, de onde surgiu Portugal.

A frase da bandeira: Ordem e Progresso foi adaptada da frase do filósofo positivista francês Augusto Comte. 

Quando uma bandeira cai em desuso ela deve ser entregue em uma unidade militar para fazer a incineração, e isso ocorre apenas um dia por ano, no dia 19 de Novembro.

Deixe um comentário