O SME, ao propor o ensino de Alfabetização pelo método fônico, embasou-se no estudo da neuropsicolinguistica para sustentar o desenvolvimento cognitivo da leitura e escrita. De acordo com esse estudo, ao atingir com êxito a alfabetização, o cérebro adapta estruturas que foram designadas para exercer funções e desenvolver as habilidades de leitura e escrita. Baseado nas pesquisas acadêmicas, desenvolvidas no Brasil e em diversos países que buscam a excelência da alfabetização, o método fônico fundamentou as diretrizes que norteiam o trabalho pedagógico. A ação estabelecida no SME entende que os princípios do método fônico possibilitam desenvolver um ensino de qualidade, independente da condição socioeconômica ou cultural do aluno.

O método consiste nas instruções metafonológicas e em instruções fônicas que são explícitas e sistematizadas. Essa metodologia tem como objetivo desenvolver a consciência fonológica e ensinar as correspondências grafo fonêmicas. Este processo favorece a aquisição de vocabulário, o raciocínio verbal e a expressão por meio da leitura e da escrita, valendo-se de relações grafema-fonema, das silabas às palavras, frases e textos que acontecem progressivamente.

Um dos papéis da escola é oferecer meios para o aluno viver em sociedade. Nesse sentido, cabe à disciplina de Língua Portuguesa uma contribuição fundamental: desenvolver a competência comunicativa do aluno. Compartilhando dessa mesma perspectiva, o Sistema Mackenzie de Ensino objetiva e trata o ensino da língua materna de modo significativo para que, assim, a língua exerça sua função tanto social quanto discursiva, com uma abordagem prática e reflexiva, e, desse modo, contribua para que o professor tenha maiores possibilidades de alcançar o sucesso em seus objetivos, “transformar o aluno num poliglota dentro de sua própria língua” (BECHARA, 2009, p. 14).

Coleção Crescer em sabedoria

A coleção Crescer em Sabedoria é fruto do trabalho de uma equipe de educadores para oferecer às escolas um material didático de excelência. Seu principal objetivo é proporcionar ao aluno aportunidades de aprender fatos e conceitos, trabalhar habilidades motoras e de pensamento, bem como desenvolver valores cristãos e bíblicos.

O nosso foco é a aprendizagem do aluno aliada à formação integral do ser humano, o modelo adotado substitui, ainda, a emancipação de disciplinas desvinculadas entre si e o pragmatismo de um aprendizado centrado unicamente na iniciativa do aluno, por uma pedagogia que associa os saberes teóricos e práticos aos saberes éticos e morais, de modo a fortalecer o crescimento pleno do aluno.