Colégio Liceu Barretos e Sicredi juntos no Programa “A União Faz a Vida”.

No último final de semana, todo o corpo docente do Colégio Liceu Barretos, participou de um treinamento que foi uma verdadeira “imersão” junto ao principal programa de Responsabilidade Social do Sicredi (Sistema de Crédito Cooperativo) – “União Faz a Vida”.
Este programa foi implantado há 10 anos, no Paraná e, em seguida, se estendeu para o Rio Grande do Sul. O Colégio Liceu Barretos é 1ª escola do estado de São Paulo a realizar essa parceria junto ao Sicredi Aliança.
O programa está previsto para iniciar em 2021, logo no início do ano letivo. Será desenvolvido concomitantemente às aulas e propõe um “link” do conteúdo da sala de aula com a prática social (comunidade) e com as curiosidades das crianças e jovens, através de uma metodologia de projetos, onde, os professores são os mediadores e os alunos, os protagonistas do aprendizado.

O projeto permeia as disciplinas em todo o seu percurso, através de metodologias ativas, e será implantado desde o Ensino Fundamental Inicial, até o Ensino Médio. Será trabalhado junto às apostilas do Mackenzie, pois “O projeto favorece “pontes” e não “barreiras”, por isso é algo contemporâneo”, afirma a assessora pedagógica do Sicredi – Heide Miranda.
O objetivo é transformar as crianças em pessoas cooperativas, cidadãos que aprendem a respeitar e a aprender com “o outro”.
As competências abordadas são voltadas ao desenvolvimento integral do aluno, tais como habilidades de relacionamento interpessoal, atitudes empreendedoras e valores como respeito, ética e cidadania, proporcionando uma aprendizagem prazerosa e significativa.

Alguns depoimentos de professores que participaram do treinamento:

“Acho importante a implantação do projeto em nosso colégio porque, vejo com clareza, depois da formação que tivemos, que o mesmo envolverá nossos alunos de diferentes faixas etárias, na realização de atividades dinâmicas, fundamental na interação deles no meio social. Um vínculo de união entre o colégio e família.
Fiquei entusiasmada! Excelente parceria! ”
Professora: Luciana F. Scannavino
5° Ano B1

“O projeto União Faz a Vida resgata o real papel da escola na formação cidadã das crianças e dos jovens. Discutir a educação neste momento de transformação digital e tecnológica é essencial para definirmos o “novo normal” que a escola está entrando. Parabéns ao Colégio Liceu pela iniciativa. ”
Professor: Norberto Amsei
Ciências, 7 e 8 Anos

“O Programa: A União Faz a Vida demonstra uma excelência e agregação de novidades buscadas pelo próprio aluno. Traz consigo e mostra ao aluno a necessidade e capacidade que o aluno tem de aprender com o outro, indo em busca da informação e compartilhando-a. Esse conhecimento, o aluno levará para a vida. ”
Professor: Florisvaldo Cruz Junior – Professor Flor
Matemática – 6A4, 7A1 e 7A2

Colégio Liceu
Mais que uma escola, é formação pra vida!