A história do nome “Colégio Liceu”

Por Roberto Pacheco de Oliveira – Professor e Diretor

No dia 15 de março, em que se comemora o “Dia da Escola”, aproveito para falar da nossa escola, um pouquinho de sua história, especialmente sobre o nome “Colégio Liceu”.

Após ter encerrado o curso técnico em Eletrotécnica em minha cidade natal, Rio Claro – SP, os anos de 1.978 e 1.979 dediquei ao período de estágio procedido pelo trabalho na empresa Siemens, no bairro da Lapa, na capital.

Foi um período de trabalho e estudo pois me preparava para fazer engenharia elétrica e tinha que passar no vestibular.

Meus momentos de folga, finais de semana e feriados, me ocupava

em conhecer a cidade de São Paulo, especialmente os bairros centrais com seus museus, igrejas, praças, estações, faculdades, construções, históricas, artes, música, cruzamento da Ipiranga com a São João e tudo que uma grande cidade oferece.

A Estação da Luz, a Praça de Luz e seus contornos certamente me atraía muito. Muito próximo se encontra uma escola de referência… o Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, instituição centenária, fundada em 1.873, sediada em um casarão imponente onde ao longo de sua história formaram milhares de profissionais ligados as artes e ao trabalho profissional.

Em 1.980 cheguei em Barretos para cursar engenharia na então FEB. Para manter meus estudos iniciei como docente dos cursos técnicos do Soares de Oliveira nas áreas de Eletrotécnica e Eletrônica. Passados 10 anos, fui convidado a assumir a administração pedagógica e financeira dos cursos técnicos – Soarestec -, mantendo os alunos no prédio do Soares de Oliveira, o que se estendeu até o ano de 2006.

Neste ano o colégio Soares de Oliveira se encontrava mergulhado a um processo de insolvência. Precisei procurar outro prédio para abrigar os alunos do Soarestec, quando mudamos para o atual prédio do LiceuTec.

Área própria com um espaço muito maior, arejado e com salas de aulas e laboratórios planejados para formação profissional… maravilhoso! agora precisava colocar nome na escola. Foi quando lembrei do nome do Liceu de Artes e Ofício… a palavra liceu, no dicionário, significa escola. Uma escola técnica, o LiceuTec, com aulas no período noturno e aos finais de semanas.

Treze anos se passaram desde o início de suas atividades e eis que um novo desafio surge… criar uma escola para crianças e adolescentes – ensinos fundamental e

médio. Como o nome LiceuTec já estava muito difundido na sociedade local, optamos por chamar a escola de Colégio Liceu.

O Colégio Liceu nasceu robusto, alegre e sedimentado. Ótimos professores, preço justo e livros didáticos de referência – Mackenzie – fizeram surpreendente esse primeiro ano de atividade. Princípios, disciplina, valores e uma ótica cristã dão o tom do colégio e seu percurso de sucesso.

COLÉGIO LICEU – MAIS QUE UMA ESCOLA, É FORMAÇÃO PRÁ VIDA!